quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Como remover keg barril de chopp com trava tipo (S) no sifão

Ola galera amantes da cerveja artesanal ! Pensem só, utilizar um barril de chopp para poder carbonatar, maturar e engarrafar sua cerveja por contra pressão..... Com varias postagens estarei passando o que aprendi na minha caminhada de Cervejeiro caseiro, passando por algumas frustrações mais evoluindo a cada leva e mais ainda depois de fazer o curso Tecnologia Cervejeira Básico no Senai de Vassouras RJ. Vamos ao trabalho.
Quando adquiri meus primeiros barris de chopp me deparei com o seguinte problema, mesmo depois de desrosquiar a válvula keg (Sifão), ela continuava presa por uma trava de segurança. Em minhas pesquisas descobri que esses barris de chopp tipo keg geralmente são travados por uma trava tipo S que impede a saída do sifão mesmo depois de solto do barril,  descobri quanto e fácil de remover a trava, logico depois de muitas tentativas.

O que vamos precisar:
Ter um barril tipo keg ( Certifique que o mesmo se encontre sem chopp e sem pressão de CO2)
Uma chave para desrosquiar o keg (Sifão)
Uma chave de fenda grande (para empurrar a válvula) (eu usei um cabo de medeira)
Uma faca (aquelas de serra, fina que temos em casa)

1° Desrosquiar a o sifão com ajuda de uma chave propicia, na imagem não mostro chave pois usei uma manivela e uma chave de fenda algo desapropriado mais funcionou.

Veja o Keg (Sifão) não sai, pois esta travado!












Keg (Sifão) desrosquiado












2° Empurrar a válvula maior para localizar a trava.
Empurrando trava maior
3° Localizar a trava vejam que ela fica abaixa da aba identificada com o (S).
"Nesta imagem a valvula travou por isso de conseguir tirar a foto, geralmente tem segurar pressionando para baixo como na foto acima para conseguir vela e introduzir a faca."




4° Introduzir a faca.

Faca pressionada na trava


5° Puxar o sifão para cima, ate que ele saia por completo.

Sifão solto 

Sifão fora do barril


Barril sem sifão
6° Remova a trava para facilitar, pois sem ela não sera necessário repetir o processo.


Espero que tenham entendido e que possa ter ajudado, ah nao deixem de visitar minha loja virtual de equipamentos materia prima e cursos para cervejeiros caseiros.




27 comentários:

  1. Voce é o cara tava atrás disso a mto tempo vlw mesmo. Agora soh falta aprender a fazer o chopp!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica. Acabei de destravar o meu primeiro barril.

    ResponderExcluir
  3. Só estou tendo dificuldades em destravar o sifão... tenho que inserir a faca na trava?

    ResponderExcluir
  4. simples e direto ao contrario das outras fontes, parabens

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo! Tava sofrendo pra tirar esse maldito sifão. Não saía nem por reza. Agora deu certo! Muito obrigado pela dica. Obs: tentem usar uma chave de fenda, é melhor. Abç!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom mesmo! Tava sofrendo pra tirar esse maldito sifão. Não saía nem por reza. Agora deu certo! Muito obrigado pela dica. Obs: tentem usar uma chave de fenda, é melhor. Abç!

    ResponderExcluir
  7. tenho um barril e no lugar do "S" tem um "J"...a trava é a mesma.... ou tem diferença.....

    ResponderExcluir
  8. tenho um barril e no lugar do "S" tem um "J"...a trava é a mesma.... ou tem diferença.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde m batista. Acredito que sim e acho que se seguir todos procedimentos ira dar certo. Obrigado

      Excluir
  9. Para usar o barril, após destravamento, basta eu colocar a cerveja pronta, fechar e conectar na choppeira?

    ResponderExcluir
  10. Olá... Estou precisando comprar uma válvula dessa. Alguém poderia me indicar por gentileza.

    ResponderExcluir
  11. Olá... Estou precisando comprar uma válvula dessa. Alguém poderia me indicar por gentileza.

    ResponderExcluir
  12. valeu abraços esta sofrendo para soltar esta trava ,,,

    ResponderExcluir
  13. Obrigado amigo foi de grande utilidade,parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  14. Vc foi o único que mostrou o passo a passo detalhado. ficou mais simples e sem aquele monte de frescura e "cuidados" valeu!!

    ResponderExcluir
  15. Vc foi o único que mostrou o passo a passo detalhado. ficou mais simples e sem aquele monte de frescura e "cuidados" valeu!!

    ResponderExcluir
  16. Meu barril tem 2 S, um de cada lado. Já abri diversos com 1 S só. Mas desse to apanhando.

    ResponderExcluir
  17. Meu barril tem 2 S, um de cada lado. Já abri diversos com 1 S só. Mas desse to apanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema! Conseguiu abrir esse com 2S?

      Excluir
  18. Tenho um padrão D estou com muita dificuldade não acho a travinha

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Estou atras de barril de 30 litros e cilindro co2 mais valvulas e registros, meu contato wavila1@hotmail.com

    ResponderExcluir